Desperdício Zero com Bea Johnson

desperdicio_zero bea johnson

Apesar de não ter sido a Bea a “inventar” este estilo de vida – que sempre foi praticado pelos nossos pais e pelos nossos avós – foi ela que colocou o “Desperdício Zero” novamente na boca do mundo, sobretudo junto das gerações mais novas e sem qualquer tipo de preocupações deste género.

Através de uma pergunta simples (“Precisas realmente de tudo o que tens?”), a Bea inspira-nos a viver com menos: menos coisas e menos desperdício, aliando esta vontade de viver sem produzir lixo, ao movimento minimalista, que na sua essência defende princípios e estilos de vida sustentáveis e altamente conscientes.

Na altura em que começou a adotar este estilo de vida (corria o ano de 2008), sentiu a necessidade de partilhar as suas experiências e desventuras num blogue (Zero Waste Home), que mais tarde deu lugar a um livro (Desperdício zero), que compila todas as dicas que foi aprendendo ao longo da sua jornada.

Introduziu-nos à Política dos 5 R’s, foi considerada “sacerdotisa de uma vida livre de desperdício” pelo jornal The New York Times, defende que há uma alternativa para tudo o que é descartável e dá palestras em universidades, eventos e conferências em todo o mundo.

Pode parecer muito complicado para quem vai começar a agora a tentar produzir menos lixo, mas garanto (e a Bea também!) mesmo que não é.

Para quem não está convencido, deixo-vos com esta “talk” da Bea, onde ela explica, em primeiro lugar, como é que conseguiu convencer a família a embarcar nesta jornada com ela, e em segundo, como é que conseguiu conciliar todas essas mudanças com um emprego a full time, dois filhos pequenos e uma casa para cuidar.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=CSUmo-40pqA?rel=0&w=560&h=315]

A Bea também já passou por Portugal, a convite da Maria Granel, a primeira mercearia biológica e a granel portuguesa.

Se querem começar a mudar, mas não sabem como, espreitem a Parte I e a Parte II das nossas Dicas sem Desperdício!

 

logo - âncora verde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *