Os melhores documentários

Porque “uma imagem vale mais que mil palavras”, podes encontrar aqui (por nenhuma ordem em particular) um conjunto de sugestões, entre documentários, vídeos informativos, entrevistas ou palestras, que te vão fazer olhar de forma mais crítica para as questões ambientais.


A PLASTIC OCEAN (2016)

a plastic ocean posterEste documentário (“Oceano de Plástico”, em português) começa quando o jornalista Craig Leeson parte à procura da grande, mas evasiva, baleia azul, e acaba por acidentalmente descobrir resíduos plásticos no que deveria ser um oceano límpido e intocável. Neste documentário de aventura, Craig alia-se à mergulhadora de estilo livre Tanya Streeter e a uma equipa internacional de cientistas e investigadores, viajando para vinte locais ao redor do mundo ao longo de quatro anos, de forma a explorarem o estado frágil dos nossos oceanos, descobrir factos alarmantes sobre a poluição do plástico e revelar soluções de trabalho que podem ser realizadas de imediato.

IMDB: 7,9/10 | TRAILER


TRASHED (2012)

TRASHED poster Neste documentário, o ator Jeremy Irons parte à descoberta da extensão e dos reais efeitos do problema global da eliminação de resíduos, enquanto viaja à volta do mundo e passa por locais que outrora foram belos, mas que agora estão manchados pela poluição.

Somos confrontados com investigações meticulosas (e corajosas) que nos levam do ceticismo à tristeza e do horror a uma ténue esperança num futuro mais consciente.

Se pensas que o lixo é problema dos outros, pensa outra vez.

IMDB: 7,6/10 | TRAILER


COWSPIRICY (2014)

cowspiricyComer animais pode ser mais prejudicial para o planeta do que tomar duches longos e conduzir carros poluentes. A pegada ecológica causada pela agricultura animal, e ainda pouco conhecida, é o tema central do documentário Cowspiricy.

O título do filme realizado por Kip Andersen e Keegan Kuhn é um trocadilho entre as palavras vaca (cow) e conspiração (conspiracy), mas Cowspiracy tem mais a ver com factos do que com teorias da conspiração, factos que mostram a existência de um problema maior do que todas as vacas que habitam a Terra: a pegada ecológica causada pela criação de animais para alimentação.

IMDB: 8.4/10 | TRAILER


BEFORE THE FLOOD (2016)

before the flood

Em Before The Flood damos a volta ao mundo com Leonardo DiCaprio à procura de soluções para as alterações climáticas. Uma batalha sem fim numa guerra gigante, onde DiCaprio quer encontrar respostas para uma pergunta: Poderemos agir antes do dilúvio?

Com produção executiva de Martin Scorsese, o documentário foca várias questões preocupantes pelo mundo. Na Indonésia, 80% da floresta da Sumatra foi destruída para dar lugar a plantações de óleo de palma; na China, na área circundante a Pequim e à península de Shandong, o consumo de carvão é igual ao total consumido nos Estados Unidos; na Índia, há 300 milhões de pessoas sem luz (a eletricidade gasta por um americano em casa corresponde à que usam 34 indianos).

IMDB: 8.4/10 | TRAILER | DOCUMENTÁRIO COMPLETO


THE TRUE COST (2015)

the true cost

De um lado, os consumidores, que exigem os artigos da moda ao preço mais baixo; do outro, os trabalhadores explorados que os fabricam em condições extremas.

O documentário é uma história sobre o vestuário. É sobre as roupas que vestimos, as pessoas que as fazem e sobre o impacto que a indústria da moda tem este momento no nosso planeta. O preço do vestuário tem vindo a diminuir ao longo das últimas décadas, enquanto os custos humanos e ambientais têm crescido dramaticamente. The True Cost é um documentário inovador que puxa a cortina sobre a história não contada e nos pede para considerar: quem realmente paga o preço pela nossa roupa?

IMBD: 7.7/10 | TRAILER


NO IMPACT MAN (2009)

no impact man

Um ambientalista que já não conseguia deixar de apontar o dedo a si próprio deixa para trás a sua complacência e embarca na aventura de tentar causar o menor impacto ambiental possível durante um ano. Deixa para trás os transportes automatizados, o consumo de eletricidade, o consumo de alimentos que não sejam de produção local e o consumo de bens materiais.

Um dia, comparando as memórias dos seus já 42 verões, Colin Beavan constatou que o clima está a mudar perigosamente e concluiu que a sua espécie, com 200 mil anos, vai em breve destruir um planeta com 4,54 mil milhões de anos.

IMDB: 6,7/10 | TRAILER


MINIMALISM (2015)

minimalism a documentary

Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes
A publicidade é um fator muito importante e omnipresente no nosso dia-a-dia e estamos constantemente a ser bombardeados com ofertas para comprar o que há de melhor e mais barato. Toda a publicidade é feita para acreditarmos que precisamos de comprar qualquer novidade.

Este documentário assume-se não como uma crítica rígida ao consumismo, mas sim como uma outra perspetiva sobre as coisas materiais, sempre com o objetivo de inspirar pessoas. Como é que a tua vida pode ser melhor com menos?

IMDB: 6,7/10 | TRAILER


DEMAIN (2015)

demain

Demain (Amanhã) é um documentário de positivismo e optimismo. Em vez de se focar nos aspetos negativos das alterações climáticas, apresenta soluções e alternativas levadas a cabo por cidadãos comuns em diversas partes do mundo. O filme acompanha a viagem de Cyril Dion, Mélanie Laurent e uma equipa de quatro pessoas por dez países à procura do que poderá provocar o desaparecimento da Humanidade e como evitar esta catástrofe até 2100, contrariando um estudo publicado na revista Nature.

Vencedor na categoria de Melhor Documentário nos Prémios César (2016), este documentário, de valor pedagógico inegável, prova que cada um de nós pode realmente contribuir para mudar o futuro.

IMBD: 8.1/10 | TRAILER


THE STORY OF STUFF (2007)

the story of stuff

Quantos planetas serão necessários para suprir a nossa inesgotável procura de bens de consumo? Foi a partir desta pergunta alarmante que a ambientalista e ativista americana Annie Leonard criou o vídeo The Story of Stuff (A História das Coisas), que se tornou um fenómeno da internet, visto por mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo.

Este documentário de 20 minutos mostra, passo a passo, todo o processo que está envolvido no consumo de bens materiais. Da extração e produção até à venda, consumo e descarte, todos os produtos que utilizamos na nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.

PROJETO THE STORY OF STUFF | DOCUMENTÁRIO COMPLETO


CIRCLE OF POISON (2015)

circle of poison

Circle of Poison é uma investigação chocante sobre a influência dos pesticidas na nossa vida e um olhar global do impacto da exportação de pesticidas tóxicos fabricados na América sobre as comunidades e como estas lutam contra isso.

O documentário examina a forma como os pesticidas proliferaram depois da II Guerra Mundial e os danos incalculáveis que estas substâncias tóxicas causaram nas populações e ecossistemas dos países em desenvolvimento.

São abordadas as alternativas a este sistema que estão a ser criadas em todo o mundo – desde cooperativas agrícolas biológicas no México e na Argentina, até ao caso do Butão, que quer ser o primeiro país do mundo com agricultura exclusivamente biológica.

IMDB: 8,4/10 | TRAILER


Esta lista está em permanente atualização, por isso se tiveres alguma sugestão de conteúdos para divulgar, pf. envia-me um email para sugestoes@ancoraverde.pt

Consulta ainda a página Para Começar, para descobrires os melhores livros e os melhores blogs.

 

logo - âncora verde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *