Pode parecer um pouco egocêntrico que a primeira publicação que faço na categoria INSPIRAÇÃO seja de um projeto com o meu nome. Mas não é. (Ou se calhar é um bocadinho) É que a Leila, esta loja de partilha alemã, é um dos maiores exemplos daquilo que podemos fazer enquanto sociedade para combater o consumismo desenfreado. E é a minha dose diária de inspiração. Para que um dia também possamos encontrar cá este tipo de lojas.
» Mas o que é, afinal, a Leila?
A Leila é uma pequena loja em Berlim, fundada em 2012, que funciona como uma “biblioteca de coisas”. O nome surgiu da junção das palavras alemãs – “Leihen” (emprestar) e “Laden” (loja) – e, fiel ao seu nome, a loja não vende as suas coisas: empresta-as.
A Leila é uma loja de comunidade. Para a admissão de um novo membro, é apenas necessária a doação de algum artigo que já não faça falta ao seu antigo dono.
Na loja podemos encontrar de tudo um pouco, desde ferramentas, pequenos eletrodomésticos, carrinhos para bebé, equipamento de campismo, livros, jogos e brinquedos, passando por instrumentos musicais, barcos insufláveis e até mesmo monociclos e máquinas de fumo. Os artigos mais requisitados, no entanto, são os berbequins.
“Um berbequim só é usado, em média, durante 13 minutos em toda a sua vida útil. Como se justifica comprar algo assim? É muito mais eficiente partilhá-lo. As coisas mais importantes na vida não são coisas. Temos de compreender que não queremos um berbequim, só queremos um buraco na parede. Temos de mudar a nossa forma de pensar para um estilo de vida mais pós-materialista.” – Nikolai Wolfert, co-fundador da Leila
A loja é totalmente gerida por voluntários e fomenta um espírito de partilha enorme na comunidade. A renda é paga, quase na sua totalidade, por donativos.
Para além das vantagens óbvias, a loja promove um estilo de vida menos consumista, com menos desperdício, mais sustentável e sem dinheiro à mistura.
Consigo perfeitamente imaginar uma igual aqui, em Portugal.
Sabe mais sobre esta loja colaborativa aqui:
– WEBSITE LEILA
– THE UNIPLANET