Leila: a loja onde o dinheiro não entra

leila_logo

Pode parecer um pouco egocêntrico que a primeira publicação que faço na categoria INSPIRAÇÃO seja de um projeto com o meu nome. Mas não é. (Ou se calhar é um bocadinho) É que a Leila, esta loja de partilha alemã, é um dos maiores exemplos daquilo que podemos fazer enquanto sociedade para combater o consumismo desenfreado. E é a minha dose diária de inspiração. Para que um dia também possamos encontrar cá este tipo de lojas.

» Mas o que é, afinal, a Leila?

A Leila é uma pequena loja em Berlim, fundada em 2012, que funciona como uma “biblioteca de coisas”. O nome surgiu da junção das palavras alemãs – “Leihen” (emprestar) e “Laden” (loja) – e, fiel ao seu nome, a loja não vende as suas coisas: empresta-as.

A Leila é uma loja de comunidade. Para a admissão de um novo membro, é apenas necessária a doação de algum artigo que já não faça falta ao seu antigo dono.

leila-borrowing-store-berlin

Na loja podemos encontrar de tudo um pouco, desde ferramentas, pequenos eletrodomésticos, carrinhos para bebé, equipamento de campismo, livros, jogos e brinquedos, passando por instrumentos musicais, barcos insufláveis e até mesmo monociclos e máquinas de fumo. Os artigos mais requisitados, no entanto, são os berbequins.

“Um berbequim só é usado, em média, durante 13 minutos em toda a sua vida útil. Como se justifica comprar algo assim? É muito mais eficiente partilhá-lo. As coisas mais importantes na vida não são coisas. Temos de compreender que não queremos um berbequim, só queremos um buraco na parede. Temos de mudar a nossa forma de pensar para um estilo de vida mais pós-materialista.” – Nikolai Wolfert, co-fundador da Leila

A loja é totalmente gerida por voluntários e fomenta um espírito de partilha enorme na comunidade. A renda é paga, quase na sua totalidade, por donativos.

Para além das vantagens óbvias, a loja promove um estilo de vida menos consumista, com menos desperdício, mais sustentável e sem dinheiro à mistura.

Consigo perfeitamente imaginar uma igual aqui, em Portugal.

Sabe mais sobre esta loja colaborativa aqui:
WEBSITE LEILA
THE UNIPLANET

 

logo - âncora verde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *