Os melhores livros

Queres saber mais sobre ecologia, sustentabilidade e ambiente mas não sabes por onde começar? Nesta lista podes encontrar alguns livros leves e informais, que te podem dar algumas bases, sem serem maçadores.


defender o futuro (leila teixeira)

Defender o Futuro – Manual para o Consumidor Consciente quer pôr toda a gente a fazer perguntas e a olhar de forma crítica para a nossa sociedade de consumo. Foi escrito com o intuito de funcionar como um guia, rumo a um futuro mais sustentável e, mais que mostrar os problemas, é um livro que apresenta soluções – umas simples, outras mais complexas – mas todas dependentes de uma única coisa: do impulso e vontade dos cidadãos.

Partindo da premissa de que para proteger precisamos primeiro de conhecer, a autora explora algumas das razões que levaram o Homem a separar-se da Natureza, fala sobre sustentabilidade, recursos e os limites do planeta. Há ainda tempo para desconstruir algumas das principais «mentiras verdes» e «verdades feitas» que nos habituamos a ouvir e aceitar, acabando de forma magistral com um conjunto de dicas e boas práticas para começarmos a colocar em prática já hoje.

Em Defender o Futuro – Manual para o Cidadão Consciente vai encontrar dicas simples e práticas que irão ajudá-lo a adotar comportamentos rumo a um mundo mais sustentável, bem como linhas orientadoras para poder definir o caminho a seguir. Afinal, está do seu lado dar o primeiro passo. Aceita o desafio?

O livro faz parte do Plano Nacional de Leitura PNL20-27. Sabe mais aqui.

LIVRO


A HISTÓRIA DAS COISAS (ANNIE LEONARD)

a história das coisas

Como a nossa obsessão pelo consumo excessivo está a destruir o planeta e o que fazer para mudar essa tendência.

O livro conta-nos de forma muito simples (e sem linguagem técnica) a história das “coisas” que utilizamos todos os dias – de onde vem a nossa água engarrafada, os nossos telemóveis ou a roupa que usamos, como são produzidos e distribuídos e para onde realmente vão quando os deitamos fora.

A autora traz-nos factos e análises pertinentes, é a favor de leis ambientais mas contra o consumo em excesso, e vem instaurar um novo paradigma social baseado na qualidade de vida e não na quantidade de “coisas” que a vida nos faz acumular. Mostra-nos ainda o caminho para tornarmos as «coisas» mais duráveis, reparáveis, recicláveis e úteis.

Este livro nasceu como complemento do projeto THE STORY OF STUFF, que apresento na página melhores documentários.

LIVRO


IMPACTO ZERO (COLIN BEAVAN)

Impacto-Zero

As aventuras de um cidadão comum que tenta salvar o planeta e aprende muito sobre si próprio e o nosso estilo de vida.

IMPACTO ZERO é um testemunho fascinante de Colin Beavan, um homem que decidiu viver durante um ano, em plena cidade de Nova Iorque, sem causar impacto no ambiente.

Por outras palavras, Colin tentou viver sem produzir lixo, sem poluir a água com toxinas, e sem usar coisas como elevadores, metro, ar condicionado, televisão, produtos embalados, detergentes e papel higiénico.

Este livro deu também origem a um documentário.

LIVRO


50 COISAS SIMPLES (John Javna, Sophie Javna, Jesse Javna)

50 coisas simples

50 coisas simples… que podemos fazer para salvar a Terra!

Apesar de muitas vezes estar muito ligado à realidade norte-americana, este livro apresenta um conjunto de problemas ambientais e soluções que estão ao nosso alcance para os resolvermos.

Publicado pela primeira vez em 1990, o livro conta com várias atualizações ao longo dos anos. Para a elaboração do livro, e das soluções, os autores trabalharam em conjunto com grupos de ambientalistas, como o The Alliance to Save Energy ou o Greenpeace. Cada grupo escolheu um tema – combata o aquecimento global, ajude a salvar espécies em vias de extinção, proteja os recifes de coral, opte pelas energias alternativas – e propõe um conjunto de alternativas para conseguirmos salvar a Terra.

Para comprar este livro, penso que só mesmo em segunda mão.


ECO INTELIGÊNCIA (DANIEL GOLEMAN)

Eco-Inteligencia

O que mudaria em grandes e conhecidas empresas fabricantes de refrigerantes, cosmética ou vestuário se todos nós, sem excepção deixássemos de comprar os seus produtos porque descobrimos que exploram trabalho infantil, poluem a atmosfera ou utilizam ingredientes que nos envenenam lentamente?

Através deste livro, percebemos que a maior parte dos produtos rotulados como “ecológicos” são na verdade uma miragem.

“Mergulhamos para ver os recifes de corais, não tendo consciência de que um ingrediente do nosso protector solar alimenta um vírus que mata o recife. Usamos T-shirts de algodão biológico, mas não sabemos que os seus corantes podem fazer os operários correr o risco de contrair leucemia. (…)”

LIVRO


EM DEFESA DA COMIDA (MICHAEL POLLAN)

EM DEFESA DA COMIDA

A base para a criação do livro tem origem no ensaio “Unhappy Meals” que Michael Pollan escreveu para a The New York Times Magazine em meados de 2007.

Na dieta ocidental a comida foi substituída pelos nutrientes, e o bom senso pela confusão – regra geral, os alimentos que ingerimos atualmente não são produtos da natureza, mas sim produtos da ciência alimentar. Como resultado disto, quanto mais nos preocupamos com a nutrição, menos saudáveis parecemos ficar.

Faz duras críticas a alguns profissionais do setor (médicos, nutricionistas ou cientistas em geral), que compactuam com os interesses económicos da indústria alimentar. O livro dá-nos olhar crítico sobre a comida e faz-nos questionar a veracidade das informações que nos são “alimentadas”.

LIVRO


Esta lista está em permanente atualização, por isso se tiveres outras sugestões de livros para divulgar, pf. envia-me um email para sugestoes@ancoraverde.pt

Consulta ainda a página Para Começar, para descobrires os melhores documentários.

 

logo - âncora verde

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *