documentário sobre as coisas importantes

minimalism a documentary

Minimalismo: um documentário sobre as coisas importantes
A publicidade é um fator muito importante e omnipresente no nosso dia-a-dia e estamos constantemente a ser bombardeados com ofertas para comprar o que há de melhor e mais barato. A publicidade é feita para acreditarmos que precisamos sempre de comprar qualquer novidade que apareça no mercado.

Este documentário assume-se não como uma crítica rígida ao consumismo, mas sim como uma outra perspetiva sobre as coisas materiais, sempre com o objetivo de inspirar as pessoas. Como é que a tua vida pode ser melhor com menos?

IMDB: 6,7/10 | TRAILER


A nossa necessidade de acumular bens materiais está a atingir dimensões catastróficas, mas a maior parte das pessoas não consegue perceber isto. A ideia de que ter mais dinheiro e mais coisas (muitas mais coisas) nos vai de alguma forma trazer mais felicidade ou um novo sentido de vida continua a fazer todo o sentido para muita gente.

No meio deste caos, o movimento do minimalismo começou a ganhar adeptos um pouco por todo o mundo, sobretudo em países altamente consumistas, como é o caso dos Estados Unidos da América (EUA), pano de fundo deste documentário.

Ao longo de 80 minutos, acompanhamos a jornada do Joshua e do Ryan, mentores do projeto The Minimalists, que nos mostram o caminho que percorreram até se tornarem no que são hoje.

Um dia, perceberam que tinham perdido a sua essência. Trabalhavam mais de 60 horas por semana, ganhavam muito dinheiro e gastavam ainda mais do que ganhavam. Até ao momento em que um foi despedido e começou a questionar a importância que as coisas tinham na sua vida. Começaram os dois uma jornada com vista a um estilo de vida mais simples, onde ter menos coisas, significava na verdade ter muito mais: mais tempo, mais liberdade, mais saúde, mais…

No documentário, somos confrontados com uma desmistificação dos nossos conceitos de felicidade, sucesso ou status, enquanto viajamos pelos Estados Unidos e assistimos a testemunhos de todo o tipo de pessoas – entre famílias numerosas, empresários, arquitetos, artistas, jornalistas ou cientistas -, que nos mostram que é preciso começarmos a dar valor ao que realmente importa na vida.

Este documentário apresenta o movimento minimalista muito centrado na temática do consumo, maioritariamente porque se passa nos EUA. Mas o minimalismo é mais que isso, é uma filosofia de vida. E neste ponto o documentário falha, quando não aborda as questões fundamentais e intrínsecas deste movimento.

Mas também ajuda a desconstruir muitos mitos, como a obrigatoriedade de nos termos que desfazer de todas as nossas posses materiais, viver como nómades ou renunciar totalmente ao consumo para podermos ser minimalistas.

Faz-nos pensar, questionar, ver para além do óbvio. Impele-nos a dar sentido à nossa vida.

Não, este documentário não é perfeito. Mas é um ótimo ponto de partida para quem quer conhecer este estilo de vida.

logo - âncora verde

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s