Projetos que fazem a diferença: Desperdício Zero

projetos que fazem a diferença

Um dos grandes objetivos deste meu (pequeno) projeto, é inspirar as pessoas a mudar. Uma parte da mudança, começa quando mostramos o que está mal (O nosso lixo está a matar os animais; Quanto tempo leva o teu lixo a decompor-se no oceano?; Documentário “Trashed”), mas principalmente quando mostramos que a mudança é fácil e está ao alcance de todos nós.

Por isso, deixo-vos uma lista com alguns dos melhores projetos nacionais que promovem (e/ou praticam) um estilo de vida com menos desperdício.


PROJETOS COM AS ALTERNATIVAS

 

A MONTRA, THE WINDOW

a montraO projeto A Montra, The Window nasceu para que possamos ter um estilo de vida mais feliz, mais justo, mais consciente e mais responsável. O projeto é mesmo isso, uma montra, e partilha vários produtos, conteúdos e serviços criados por artesãos, bloggers, empreendedores sociais e ativistas. Esta rede promove valores como comércio justo, modos de produção sustentáveis e uma consciente e constante diminuição do lixo que produzimos.

É o local a consultar, se quiserem conhecer projetos das mais variadas áreas mas que se regem todos pelos mesmos valores.

WEBSITE | FACEBOOK | INSTAGRAM


BABU

babuA Babu é uma marca portuguesa que comercializa escovas de dentes de bambu, material totalmente biodegradável e uma alternativa mais sustentável e ecológica face às usuais escovas de plástico.

As características do bambu enquanto planta (propriedades medicinais, antibacteriano), as suas notáveis propriedades como material  (de rápido crescimento e auto sustentável) e as suas atuais aplicações no mundo criam uma vasta gama de possíveis utilizações com potencial para dar resposta a um desenvolvimento que proporcione maior equidade social, melhoria do meio ambiente e aumento da qualidade de vida.

A marca acredita que todos devemos contribuir para as mudanças que queremos ver, começando por substituir produtos que utilizamos no dia-a-dia, por alternativas  fabricadas com materiais que não coloquem em causa a biodiversidade e preservação dos ecossistemas.

WEBSITE | FACEBOOK | INSTAGRAM


FLUFFY, ORGANIC & ECO

fluffy organic and ecoA Fluffy, Organic & Eco nasceu como um projeto de fraldas reutilizáveis, numa altura em que a sua mentora, Marisa Fernandes, procurava soluções mais ecológicas e naturais para tornar o mundo um lugar melhor para os seus filhos.

Os materiais utilizados sempre foram uma preocupação, e desde o início que é utilizado (para as fraldas reutilizáveis) o fleece de cânhamo, um tecido com um lado fofinho (daí o nome Fluffy – fofo em inglês), muito natural e absorvente.

Todos os produtos são feitos à mão em Portugal, utilizando fibras controladas e o mais naturais possíveis. Possuem também alguns produtos de outras marcas, que seguem a mesma filosofia e padrões de qualidade e exigência.

Neste momento, a marca possui alternativas de fraldas reutilizáveis e respetivos acessórios, pensos menstruais reutilizáveis, produtos de higiene pessoal, roupa e tecido feitos com materiais biológico (algodão, cânhamo ou bambu, por ex.) e mordedores em madeira natural.

Para além de serem uma alternativa muito mais conscientes, os produtos da Fluffy, Organic & Eco também são lindos de morrer. É sempre um ponto positivo.

WEBSITE | FACEBOOK | INSTAGRAM


MARIA GRANELmaria-granel-1

A Maria Granel foi a primeira mercearia biológica e a granel a aparecer em Portugal. Abriu em 2015 e desde então tem sido uma referência nacional e internacional para outras mercearias do mesmo género.

Neste momento, já não é difícil comprar a granel. Especialmente nas grandes cidades, a abertura destes espaços tem sido uma constante. Porque razão estou então a dar tanto foco à Maria Granel? Bem, na verdade é muito simples. Porque para além das características óbvias e que já referi, este projeto procura, de forma simples e informal, “educar” as pessoas que por lá passam para os problemas do desperdício do nosso mundo. São incansáveis na procura de soluções mais ecológicas, sustentáveis (a nível ambiental e social) e que vão de encontro a um estilo de vida com menos desperdício, rejeitando todas as formas de artigos descartáveis de plástico.

Os “fregueses”, como carinhosamente chamam aos seus clientes, são incentivados sempre a levar os seus próprios sacos e embalagens mas, quando isso não acontece, existem na loja também outras opções que podem utilizar. Uma delas são os pequenos sacos feitos de amido de milho, com uma consistência muito semelhante ao plástico, mas completamente biodegradáveis.

A Maria Granel foi criada pela querida Eunice Maia e pelo seu marido, após dois anos de maturação a ideia. Para mim, são uma verdadeira inspiração. Porque “A Revolução Começa Aqui”. Por nós. Pelas nossas escolhas.

WEBSITE | FACEBOOK | INSTAGRAM


MIND THE TRASH

MindthetrashA Mind The Trash é uma loja online que vende produtos ecológicos, sustentáveis e que promovem um estilo de vida com menos desperdício. Possui várias alternativas aos produtos de plástico e não naturais que existem atualmente no mercado. Na loja, podemos encontrar coisas tão variadas como palhinhas e copos reutilizáveis, pastas de dentes naturais e orgânicas (que são um sucesso) ou escovas para lavar a louça não descartáveis ao fim de algumas lavagens.

O projeto surgiu da necessidade da Catarina, a sua mentora, diminuir a sua pegada ecológica e sair do ciclo vicioso do comprar-usar-deitar fora, em que a sua família (e a sociedade em geral) tinham sido apanhados.

O primeiro passo foi começar a comprar as frutas e os vegetais no mercado e fazer os seus próprios cosméticos. Mas esta busca contínua por alternativas que fossem de encontro aos seus valores começou a gerar um impacto tão positivo junto da família e dos amigos, que a Catarina decidiu levar isto um pouco mais a sério, criando a Mind The Trash, como a conhecemos atualmente, com o Christian, namorado e parceiro de negócios.

E, de minha parte, só tenho a dizer que ainda bem que o fez!

WEBSITE | FACEBOOK | INSTAGRAM


MISS CASTELINHOS HANDMADEmiss castelinhos

A Miss Castelinhos é uma marca muito especial: faz vestuário para crianças a partir do reaproveitamento de t-shirts de eventos e merchandising.

O projeto é da Diana Pais, que foi buscar muito da sua história e da sua infância para a criação desta marca. Quando era mais nova, recebia muitas roupas que já tinham sido usadas por outras pessoas da família e, mesmo com as brincadeiras das crianças, as peças eram resistentes. E quando rasgavam, eram cozidas e remendadas, para tornarem a ser utilizadas. Agora, a qualidade das peças é inferior e potencia-se o usar e deitar fora.

Para contrariar um pouco esta tendência, decidiu criar a sua própria marca, para que as roupas resistam às brincadeiras dos filhos e possam ser herdadas e levar memórias através das gerações.

Todas as peças são feitas com algodão orgânico de alta qualidade com certificação Oeko-Tex 100 Standard e 100% algodão proveniente de vestuário considerado desperdício têxtil. De cada colecção são feitas pequenas quantidades para que não haja excedente de stock e toda a matéria prima é utilizada em pequenos acessórios que complementam a colecção principal.

Cada peça é feita de modo totalmente artesanal com dedicação à qualidade dos acabamentos. Qualquer imperfeição na aparência geral é uma característica natural.

Não deviam ser todas as marcas assim?..

WEBSITE | FACEBOOK | INSTAGRAM


 PROJETO FRUTA FEIA

Fruta_feiaCerca de metade da comida produzida no mundo cada ano vai para o lixo. Segundo a FAO, o actual desperdício alimentar nos países industrializados ascende a 1,3 mil milhões de toneladas por ano, suficientes para alimentar as cerca de 925 milhões de pessoas que todos os dias passam fome.

O Projeto Fruta Feia surge da necessidade de inverter tais tendências de normalização de frutas e legumes que nada têm a ver com questões de segurança e de qualidade alimentar. Este projecto visa combater uma ineficiência de mercado, criando um mercado alternativo para a fruta e hortaliças “feias” que consiga alterar padrões de consumo. Um mercado que gere valor para os agricultores e consumidores e combata tanto o desperdício alimentar como o gasto desnecessário dos recursos utilizados na sua produção. Porque gente bonita come fruta feia.

WEBSITE | FACEBOOK | INSTAGRAM


PROJETO RE-FOOD

refoodA Re-food é uma organização independente, orientada por cidadãos, 100% voluntária, uma comunidade de caridade eco-humanitária, que trabalha para eliminar o desperdício de alimentos e a fome em cada bairro.

Criada em março de 2011, a associação Re-Food 4 Good, fundada pelo consultor norte-americano Hunter Halder, com a ajuda do seu filho Christopher Halder, tem como missão recolher as sobras de cafés e restaurantes e distribuir por quem não tem comida para pôr na mesa, ajudando a colmatar a subnutrição de muitas famílias que, sem este projeto, não comeriam tantas refeições completas. O projeto tem vários núcleos espalhados por todo o país, mas está em constante evolução.

WEBSITE | FACEBOOK


PROJETO ROMÃ

Logo_Romã_SMALLO Projeto Romã é um projeto de vida baseado nos princípios da permacultura e da agro-ecologia.

Um casal, Cláudio Gonçalves e Tatiana Plantier, construíram uma casa de madeira, com materiais reutilizados, numa quinta de meio hectare onde prosperam com uma agricultura sustentável. Sendo o objectivo principal a produção alimentar, cultivam produtos frescos, fazem secagem e transformação dos produtos sem produzir lixo.

No Projecto Romã não se consome nada de origem animal e não existe exploração animal a nenhum nível.  A horta é fertilizada com o composto proveniente da cozinha e da casa de banho seca. Na lojinha da quinta não há plástico. Os produtos são vendidos avulso em vidro, papel ou madeira.

É promovido um estilo de vida ecológico, sustentável e com o mínimo desperdício possível. Não devia ser sempre assim?

FACEBOOK


ROSA VERDE

logo4Com o mote “Sim ao reutilizável! Não ao plástico e ao descartável!”, a Rosa Verde é uma loja online que surgiu para criar alternativas sustentáveis e onde se podem encontrar diversos produtos feitos artesanalmente, em Portugal.

O projeto é bastante completo e podemos encontrar um pouco de tudo, desde sacos para compras a granel (Fruta, Sementes, Leguminosas…) (eu a-do-ro os meus!), guardanapos de pano, bolsas, discos desmaquilhantes reutilizáveis, etc. Tudo em prol de um estilo de vida mais consciente e com (muito) menos lixo.

Se não sabem o que fazer primeiro, comecem por aqui. Comecem pelas pequenas coisas, pelos hábitos diários que se conseguem mudar aos poucos.

Rosa Verde – Feito em Portugal à mão e com perfeição | Made in Portugal by hand and with perfection

FACEBOOK | INSTAGRAM



PROJETOS DE SENSIBILIZAÇÃO


GRUPO LIXO ZERO PORTUGAL

lixo zero portugalO Grupo Lixo Zero Portugal é um local de paragem obrigatória para quem está a fazer a transição para uma vida com menos lixo. Em primeiro lugar, porque é bom perceber que existem muitas pessoas a fazer o mesmo, que pensam como nós, que se importam com a pegada que deixam no planeta e que todos os dias lutam para existam cada vez mais alternativas e mais pessoas despertas para este problema.

Em segundo lugar, porque é os membros partilham dicas, truques, experiências, dúvidas, etc funcionando como uma grande comunidade de ajuda e repositório de informação.

Se ainda não fazem parte do grupo, peçam para aderir, pf. Não se vão arrepender.

FACEBOOK | INSTAGRAM


LIFE IN PLASTIC

Asset 17@4xLife in Plastic é um projeto de sensibilização ambiental, com destaque na poluição provocada pelo plástico no Oceano. Consiste em transmitir fisicamente a sensação de estar preso em plástico, como se fossemos um animal marinho, através de uma instalação.

O projeto ainda é recente, mas este ano já estiveram presentes com a primeira instalação no GreenFest 2017. No médio curto/médio prazo, o objetivo é fazer uma tour por escolas e municípios, com o intuito de consciencializar os portugueses, sobretudo os mais novos, para boas práticas ambientais.

A proposta para as redes sociais também é simples: querem chegar a todos de uma forma mais direta, com factos reais sobre o que está a acontecer no nosso oceano e como isso afeta a vida marinha, procurando também dar soluções práticas para conseguirmos reduzir o plástico no nosso dia-a-dia.

FACEBOOK | INSTAGRAM


MINT BEACH MOVEMENT

MintBeachO Mint Beach Movement é um projeto criado pela Old School Surf School, uma escola de surf da Costa da Caparica. Como forma de compromisso com a Natureza, elemento tão importante nesta modalidade, a escola criou este movimento, de forma a incentivar a limpeza das praias e evitar a poluição dos oceanos.

São estes “pequenos” projetos que podem fazer toda a diferença, juntando comunidades em torno de um objetivo comum. E um muito nobre, diga-se.

WEBSITE | FACEBOOK | INSTAGRAM


STRAW PATROL

straw patrolA Straw Patrol é uma iniciativa de educação e sensibilização ambiental que visa alertar o público para a problemática do lixo marinho, com especial destaque à poluição por plástico. É uma iniciativa que pretende despertar a mentalidade ecológica de pessoas de todas as idades, incentivando a adoção de melhores práticas ambientais, a redução da pegada ecológica e a proteção dos ecossistemas costeiros e marinhos.

A iniciativa nasceu em janeiro de 2016, quando a sua fundadora, a bióloga marinha Carla Lourenço, viu um vídeo sobre o resgate de uma tartaruga marinha com uma palhinha de plástico alojada no nariz. Desde esse momento, a Straw Patrol já realizou 59 palestras alcançando mais de 2000 pessoas, e 21 limpezas de praia, que envolveram mais de 700 voluntários e a remoção de mais de 1,2 tonelada de lixo das praias Portuguesas.

FACEBOOK


Que outros projetos que promovam uma vida sem desperdício conhecem? Partilhem nos comentários, para se criar aqui uma lista em permanente atualização destes projetos fantásticos, ou então enviem-me as vossas sugestões para sugestoes@ancoraverde.pt

Se depois desta partilha de informação toda ficaram sem saber muito bem como começar esta mudança, consultem a Parte I e a Parte II das nossas Dicas sem Desperdício!

Disclaimer: Esta seleção foi feita por mim e baseia-se apenas nos projetos que conheço e que promovem este estilo de vida. Não se trata de publicidade e não recebi qualquer “comissão” ou “patrocínio” para a elaboração desta lista. Os projetos foram apresentados por ordem alfabética e não por ordem de importância.

 

logo - âncora verde

0 thoughts on “Projetos que fazem a diferença: Desperdício Zero

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *