e-book “dicas sem desperdício”

e-book dicas sem desperdício

  • Em Portugal, cada pessoa produz em média cerca de 440kg de resíduos por ano.
  • Todos os dias, entre 4,8 e 12,7 milhões de toneladas métricas de plástico entram no oceano, 93% dos quais são resíduos dos consumidores.

Quando se olha de forma crítica para estes números, percebe-se que esta situação é insustentável no longo prazo. Não podemos continuar a produzir e a gastar recursos infinitamente num planeta finito. Parece senso comum, mas então por que é que ninguém quer saber? A sociedade educou-nos de forma a pensarmos que é normal (e às vezes até recomendável!) usar uma vez e deitar fora, comprar coisas novas em vez de arranjarmos as velhas, deixar estragar alimentos ou desperdiçar restos de refeições. E isto parece-nos tão normal, que é difícil vermos o outro lado da moeda.

Viver sem desperdício na sociedade consumista em que vivemos é um desafio. Um dos que não é nada fácil. É impossível controlarmos o processo todo de produção de alimentos ou de bens de consumo, mas existem sempre pequenos gestos que podemos adotar, como por exemplo utilizar garrafas de água reutilizáveis ou comprar a granel.

Como sei que por vezes a mudança pode ser muito difícil (e que teremos sempre tendência para resistir ao que não conhecemos ou nos parece complicado), juntei neste pequeno Guia um conjunto de dicas imprescindíveis para quem quer começar a mudar aos poucos a sua forma de estar na vida.

Faz falta pararmos e conectarmo-nos novamente com a natureza, com o nosso planeta.

Só custa começar. Aceitam o desafio?

Faz o download do e-book “Dicas sem Desperdício” aqui:

E-book Dicas Sem Desperdício

Agradeço à Ana Milhazes Martins, do blogue Ana, Go Slowly e mentora do projeto Lixo Zero Portugal pelo contributo na realização deste e-book, onde ficou responsável pelas “dicas sem desperdício com animais”, e a todos os outros projetos que menciono: Maria Granel, Projeto Re-Food, Fruta Feia e Straw Patrol.

Pretendo que o Guia (ou e-book, como lhe preferirem chamar) seja de livre acesso a todos, pelo que quanto mais partilhas, melhor. Ainda assim, pedia pf. que me enviassem um email a informar da sua respetiva divulgação e que todos os créditos estejam devidamente identificados.

Podem contactar-me através do email ancora@ancoraverde.pt ou através das
minhas redes sociais:

f: facebook.com/ancoraverde
i: @ancoraverdept

 

logo - âncora verde

2 thoughts on “e-book “dicas sem desperdício”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s