Livros para ficarmos mais conscientes

DSC_0085

Depois de ter partilhado os melhores documentários – e afins – para ficarmos mais conscientes, chegou a vez dos livros. Não desfazendo a importância dos documentários, a experiência de ler um livro é muito diferente. É mais real e mais intensa. É mais prolongada. É como se cada palavra se entranhasse em nós de forma profunda. E, quando são bons, os livros marcam. Entranham-se em nós de tal forma que nos mudam. Na minha opinião, uma descrição bem feita vale mais que uma imagem. A lista não é minha: é vossa. Obrigada por todas as sugestões que me deram por email, através do instagram e do facebook.

Esta lista é complementar à minha seleção dos melhores livros, que já existe por aqui. À medida que os for lendo, e se achar que são adequados, passarão também para essa lista mais permanente.

 

Ambiente / Sustentabilidade / Ativismo

 

A HISTÓRIA DAS COISAS (ANNIE LEONARD)

a história das coisas

Como a nossa obsessão pelo consumo excessivo está a destruir o planeta e o que fazer para mudar essa tendência.

O livro conta-nos de forma muito simples (e sem linguagem técnica) a história das “coisas” que utilizamos todos os dias – de onde vem a nossa água engarrafada, os nossos telemóveis ou a roupa que usamos, como são produzidos e distribuídos e para onde realmente vão quando os deitamos fora.

A autora traz-nos factos e análises pertinentes, é a favor de leis ambientais mas contra o consumo em excesso, e vem instaurar um novo paradigma social baseado na qualidade de vida e não na quantidade de “coisas” que a vida nos faz acumular. Mostra-nos ainda o caminho para tornarmos as «coisas» mais duráveis, reparáveis, recicláveis e úteis.

Este livro nasceu como complemento do projeto THE STORY OF STUFF, que apresento na página melhores documentários.

LIVRO


IMPACTO ZERO (COLIN BEAVAN)

Impacto-Zero

As aventuras de um cidadão comum que tenta salvar o planeta e aprende muito sobre si próprio e o nosso estilo de vida.

IMPACTO ZERO é um testemunho fascinante de Colin Beavan, um homem que decidiu viver durante um ano, em plena cidade de Nova Iorque, sem causar impacto no ambiente. Por outras palavras, Colin tentou viver sem produzir lixo, sem poluir a água com toxinas, e sem usar coisas como elevadores, metro, ar condicionado, televisão, produtos embalados, detergentes e papel higiénico.

LIVRO


50 COISAS SIMPLES (JOHN JAVNA, SOPHIE JAVNA, JESSE JAVNA)

50 coisas simples

Apesar de muitas vezes estar muito ligado à realidade norte-americana, este livro apresenta um conjunto de problemas ambientais e soluções que estão ao nosso alcance para os resolvermos.

Publicado pela primeira vez em 1990, o livro conta com várias atualizações ao longo dos anos. Para a elaboração do livro, e das soluções, os autores trabalharam em conjunto com grupos de ambientalistas, como o The Alliance to Save Energy ou o Greenpeace. Cada grupo escolheu um tema – combata o aquecimento global, ajude a salvar espécies em vias de extinção, proteja os recifes de coral, opte pelas energias alternativas – e propõe um conjunto de alternativas para conseguirmos salvar a Terra.

Para comprar este livro, penso que só mesmo em segunda mão.


 ECO INTELIGÊNCIA (DANIEL GOLEMAN)

Eco-Inteligencia

O que mudaria em grandes e conhecidas empresas fabricantes de refrigerantes, cosmética ou vestuário se todos nós, sem excepção deixássemos de comprar os seus produtos porque descobrimos que exploram trabalho infantilpoluem a atmosfera ou utilizam ingredientes que nos envenenam lentamente?

Através deste livro, percebemos que a maior parte dos produtos rotulados como “ecológicos” são na verdade uma miragem.

“Mergulhamos para ver os recifes de corais, não tendo consciência de que um ingrediente do nosso protector solar alimenta um vírus que mata o recife. Usamos T-shirts de algodão biológico, mas não sabemos que os seus corantes podem fazer os operários correr o risco de contrair leucemia. (…)”

LIVRO


A NOITE DO ÍNDIO (DISCURSO DO CHEFE SEATTLE)

a noite do índio
Discurso do chefe índio Seattle que serviu de base ao movimento ecologista mundial. Discurso profundo que nos dá a ideia do modo de vida e da forma de pensar e sentir deste povo, forçado a deixar as suas terras, os seus costumes, pela vontade do “homem branco”. Sendo este o texto original, difere da versão mais conhecida e que já foi lida por grande parte das pessoas. Livro de fácil leitura, que abre a nossa mente para a simplicidade do viver, com respeito e admiração pela natureza e por todos os seres vivos.

LIVRO


A VIDA SECRETA DAS ÁRVORES (PETER WOHLLEBEN)

A vida secreta das árvores

Acontecem coisas espantosas na floresta: árvores que comunicam entre si (enviando sinais elétricos através de uma rede subterrânea de fungos). Árvores que cuidam não só dos seus rebentos como também dos seus «vizinhos» doentes e velhos ou órfãos. Árvores que têm sensibilidade, sentimentos e memórias. Incrível? Mas é verdade! O silvicultor Peter Wohlleben conta histórias fascinantes sobre as espantosas e pouco conhecidas caraterísticas das árvores. Com base não só nas descobertas científicas mais recentes, como também na sua própria experiência de vida na floresta, partilha com o leitor todo um mundo até agora desconhecido. Uma fascinante viagem pela vida secreta das florestas que é ao mesmo tempo uma verdadeira inspiração ecológica e nos leva a repensar a relação do homem com a natureza.

LIVRO


ECOLOGIA PROFUNDA (BILL DEVALL; GEORGE SESSIONS)

ecologia profunda

O livro aborda as possibilidades de viver a vida de modo simples mas rico e de participar nas principais decisões relativas à interacção humana com a Natureza, de maneira positiva e criativa. Defende-se nele uma alteração pela raiz do nosso entendimento e das nossas acções relativos ao mundo natural.

Trata-se de um apelo às pessoas para que desenvolvam a consciência ecológica e a maturidade psicológica e apresenta sugestões específicas de ação direta que podem ser postas em prática pelos cidadãos.

LIVRO


PORTUGAL: AMBIENTES DE MUDANÇA (LUÍSA SCHMIDT)PORTUGAL - AMBIENTES DE MUDANÇA

Ao longo destes 26 anos, alguns problemas ambientais revelam uma inquietante  persistência na sociedade portuguesa: saneamento básico, poluição dos rios, ocupação do litoral, de bons solos agrícolas e de áreas naturais, suburbanização imparável, grandes incêndios são problemas que nunca saem da agenda por nunca se chegarem a resolver.

Organizado em nove grandes temas,este livro explica-nos o que melhorou, o que se mantém e o que piorou em matéria de ambiente em Portugal.

 

LIVRO


A TERRA EM EQUILÍBRIO (AL GORE)

A TERRA EM EQUILÍBRIOEste livro, e a viagem que descreve, é a procura de maneiras de compreender e responder ao perigoso dilema que a nossa civilização actualmente enfrenta.

A Terra em Equilíbrio é uma obra ambientalista que alerta para os efeitos do aquecimento global e para a urgência de avançar com planos políticos estruturados como a única forma de salvar a Terra.

Numa frase que se tornou famosa, Gore resumia este seu trabalho: «Temos de tornar a salvação do Ambiente no objectivo central da nossa civilização.»

LIVRO


VERDADE AO PODER (AL GORE)

VERDADE AO PODER

Uma Sequela Inconveniente: Verdade ao Poder é um ousado apelo à ação, que não só descreve como o futuro da civilização se encontra ameaçado, como fornece conselhos concretos para que a sua voz seja ouvida na luta pela resolução da crise ambiental num momento em que as soluções de que necessitamos surgem em todo o mundo.

Al Gore associa com destreza o aumento da temperatura da Terra, às inundações, ao vírus Zika, à agitação política e a outros desastres da década passada, revelando até que ponto podem os efeitos das alterações climáticas ser ainda mais abrangentes do que pensamos.

LIVRO


TUDO PODE MUDAR (NAOMI KLEIN)

TUDO PODE MUDARUm livro que vem confirmar algumas conclusões da 21ª Cimeira do Clima, COP21 que decorreu em dezembro de 2015, em Paris, e teve como principal objetivo estabelecer um novo acordo internacional sobre o clima, para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, o aquecimento global e em consequência limitar o aumento da temperatura global até 2100.

Os representantes de 195 países disseram “sim” a um novo tratado internacional, que envolverá todas as nações num esforço coletivo para tentar conter a subida da temperatura do planeta.

LIVRO


GAIA: UM NOVO OLHAR SOBRE A VIDA NA TERRA (JAMES LOVELOCK)GAIA - UM NOVO OLHAR

James Lovelock, que foi consultor do programa espacial da NASA, propõe-nos a descoberta do maior organismo vivo conhecido: a própria Terra.

Utilizando o saber adquirido por meio da astronomia e da zoologia, o autor mostra-nos que a vida funciona como um único organismo que define e conserva a condições necessárias à sua sobrevivência.

LIVRO


A REVOLUÇÃO DE UMA PALHA (MASANOBU FUKUOKA)

A REVOLUÇÃO DE UMA PALHAAo longo das últimas décadas, Masanobu Fukuoka assistiu à degradação da terra e da sociedade japonesas, enquanto o seu país seguia o modelo de desenvolvimento económico e industrial americano, deixando para trás uma rica herança de trabalho simples e próximo da terra. Mas Fukuoka estava decidido a não abandonar a agricultura tradicional. Pelo contrário, refinou-a de tal modo que o seu método de agricultura selvagem, mantendo o mesmo rendimento por hectare que o dos camponeses seus vizinhos, exige menos trabalho e desgasta menos a Natureza do que qualquer outro método agrícola.

Partindo do princípio de que curar a terra e purificar o espírito humano são a mesma coisa, A Revolução de Uma Palha tem por objectivo mudar as nossas atitudes para com a Natureza, a agricultura, a alimentação e a saúde física e espiritual.

LIVRO


PRIMAVERA SILENCIOSA (RACHEL CARSON)

Considerado como uma referência no imaginário ambiental da cultura contemporânea, este livro influenciou o pensamento social e político, pelo seu tema controverso e pela sua abordagem revolucionária, ao expor os efeitos dos pesticidas nos ecossistemas naturais.

Não consegui encontrar à venda em português.

 

Minimalismo/Vida Simples

 

WALDEN OU A VIDA NOS BOSQUES (HENRY DAVID THOREAU)

WALDENPublicado em 1854, este pioneiro livro de auto-descoberta narra a experiência de dois anos de isolamento de Thoreau no lago Walden (Massachusetts, EUA) e inclui referências a temas como mitologia, história, poesia, carpintaria, fauna e flora. Acima de tudo, são as ideias do autor quanto à melhor maneira de viver uma vida simples, em harmonia com a Natureza circundante e, portanto, exterior, mas especialmente com a nossa própria e intrínseca natureza humana.

Este livro é considerado tão revolucionário e anti-capitalista como o Manifesto de Marx e Engels, embora aqui a resposta dependa mais das acções individuais, da nossa mudança interior, do que da mobilização popular.

LIVRO


TER OU SER (ERICH FROMM)

TER OU SERDa autoria de uma das mais importantes referências da Psicanálise contemporânea, “Ter ou Ser” é antes de mais um ensaio desafiador. Através dele, o leitor chega à dolorosa conclusão de que na sociedade contemporânea prevalecem valores (cada vez mais associados ao ‘ter’) como o crescente desejo de posse de bens materiais, o consumismo e a sede de poder, o que coloca a humanidade no abissal caminho da destruição social, psicológica e ambiental. Através dele, o leitor pode concluir também que só o desvio dessa rota mortal, poderá posicionar o indivíduo no sentido construtivo do amor, da partilha e da actividade produtiva (valores associados ao ‘ser’). Através dele, o leitor pode igualmente decidir o rumo pelo qual pretende optar…

LIVRO


A ARTE DE VIVER (EPICTETO)

A ARTE DE VIVEREpicteto dedicou a sua vida a ensinar um caminho simples para a felicidade, a realização pessoal e a tranquilidade de espírito. De inspiração estóica, a filosofia de Epicteto é essencialmente pedagógica, buscando a formação progressiva do homem, exemplificado no destinatário a quem dirige os seus preceitos. A sua filosofia é a filosofia do rigor, da austeridade e do desprendimento. Viver bem, segundo este filósofo, implica tão só saber viver. É precisamente para este saber viver que concorrem todas as lições coligidas nesta obra.

LIVRO


SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA (DUANE ELGIN)

SIMPLICIDADE VOLUNTÁRIA

O conceito de Simplicidade Voluntária não significa viver na pobreza; significa viver em equilíbrio.

Este livro realça o padrão de mudanças que um número crescente de pessoas em todo o mundo está a empreender no seu quotidiano – ajustamentos que constituem uma resposta positiva e activa aos complexos dilemas do nosso tempo. Ao adoptar uma vida de simplicidade voluntária, caracterizada pela consciência ecológica, a frugalidade no consumo e o crescimento pessoal, as pessoas podem mudar as suas vidas e, nesse processo, adquirem o poder de transformar o mundo.

LIVRO


A NATUREZA CURA (FLORENCE WILLIAMS)

A NATUREZA CURAO que há em comum entre uma cordilheira na Escócia, uma floresta no Japão e um jardim em Nova Iorque? Todos estes espaços têm um impacto positivo nos nossos níveis de stress, bem-estar e resiliência e na nossa saúde.

Florence Williams viajou pelo mundo para conhecer os cientistas de topo que investigam a influência da natureza no nosso cérebro e concluiu que o tempo passado ao ar livre não é um luxo, mas sim uma necessidade básica dos seres humanos – e até pequenas «doses» de natureza podem tornar-nos mais criativos e deixar-nos mais bem-dispostos.

LIVRO


EVERYTHING THAT REMAINS (Joshua Fields Millburn; RYAN NICODEMOS)

EVERYTHING THAT REMAINSJoshua Fields Millburn pensava que tinha tudo o que uma pessoa poderia querer: casa, carro, emprego, família, estatuto. Até que deixou de o ter. Depois de perder a mãe e o seu casamento, tudo no mesmo mês, Joshua começou a questionar todos os aspetos da vida que tinha construído para si mesmo. Acidentalmente, descobriu um estilo de vida conhecido como minimalismo… E tudo começou a mudar.

Na busca por algo mais substancial do que o consumo compulsivo e o fracassado Sonho Americano, descartou a maior parte das suas posses materiais, pagou todas as dívidas e afastou-se da sua carreira de seis dígitos. Então, quando tudo acabou, o que restou?

 

Acho que o livro não está disponível em Portugal, mas aconselho a seguirem o blog The Minimalists.


ADEUS COISAS (FUMIO SASAKI)

adeus coisasHoje, o sucesso é medido pelas coisas que temos e pela comparação com o que os outros têm. Por isso, compramos para nos sentirmos bem-sucedidos e preenchemos a casa e a vida de coisas que rapidamente perdem o brilho e deixamos de usar. E repetimos o processo numa busca infindável pelo que supomos ser a felicidade.

No Japão, surgiu o movimento minimalista, que rejeita tudo isto e nos mostra que o essencial é suficiente para sermos felizes, libertando-nos, ao mesmo tempo, dessa pressão social. Fumio Sasaki não é um guru do minimalismo, é apenas uma pessoa normal que levava uma vida stressante e se martirizava com a constante comparação com os outros, até que um dia decidiu mudar de vida.

 

LIVRO


SLOW – AS COISAS BOAS LEVAM TEMPO (RAQUEL TAVARES)

SLOWHá quanto tempo não se senta para um longo almoço entre amigos? Ou faz um passeio sem pressas com os seus filhos? Ou bebe um chá quente, lê um livro? Há quanto tempo sente que não tem tempo?

Os dias são velozes, tão rápidos que na maioria das vezes achamos que os perdemos no meio de tanta obrigação. A tirania da pressa do dia a dia desvia-nos do fundamental: um espaço onde consigamos ser (mais) felizes. E como se pode mudar isso? Slow – As Coisas Boas Levam Tempo vai ensinar-lhe como pode começar a desfrutar dos dias e a saborear os momentos que enriquecem a vida.

LIVRO


PROSPERIDADE SEM CRESCIMENTO (Tim Jackson)

PROSPERIDADE SEM CRESCIMENTODepois da crise financeira desencadeada em 2008, tornou-se evidente que o modelo económico ocidental falhou. Até hoje, Europa e EUA não encontram as soluções e parecem não considerar a necessidade de alteração de paradigma.

Prosperidade sem Crescimento foi primeiro publicado em 2009 e colocou em linhas claras um debate de importância vital: para vivermos bem, para sermos «prósperos» e usufruirmos de bem-estar, será realmente necessário que haja crescimento económico? A resposta de Tim Jackson é taxativa: não.

LIVRO 


O HOMEM SEM DINHEIRO (MARK BOYLE)

o homem sem dinheiroImagine-se a viver um ano inteiro sem dinheiro. Mark Boyle, um antigo empresário, fez precisamente isso e esta é a sua extraordinária e emocionante história. Como será que a família e os amigos reagem? O que é que se come? Onde é que se vive? Como é que isso afeta a nossa vida social e as nossas relações? Como é que nos lavamos?

Neste livro marcante, Mark Boyle descobre-o da maneira mais dura e, no decorrer da sua experiência, explora as consequências problemáticas da nossa obsessão pelo dinheiro. Enternecedor, cheio de humor e pleno de conselhos em como poupar dinheiro.

LIVRO


DESPERDÍCIO ZERO (BEA JOHNSON)

DESPERDÍCIO ZEROFilosofia de vida com base nos cinco “erres”: refuse (recusar), reduce (reduzir), reuse (reutilizar), recicle (reciclar) e rot (decompor). Que tal implementar em sua casa e na vida uma filosofia de desperdício zero? Com este livro, aprenderá a erradicar o lixo da sua vida passo a passo. A autora demonstra os benefícios que usufruímos de um estilo de vida sem desperdícios: para isso, basta recusar aquilo de que não precisamos, reduzir o consumo, reutilizar e reciclar tudo aquilo que não podemos recusar. Deste modo, melhorará o seu estilo de vida, a sua saúde, poupará mais dinheiro e tempo, e proporcionará um futuro melhor para si, para a sua família e para o planeta.

LIVRO

 

Moda

 

NO LOGO (NAOMI KLEIN)

NO LOGO

 

No Logo é um livro que fala sobre marcas e sobre consumismo. É uma descrição inteligente de uma cultura que se deslocou da venda de produtos para a caça às marcas. Desvenda-nos os efeitos negativos que o marketing das grandes marcas dos anos 90 teve sobre a cultura, o trabalho e as escolhas dos consumidores. O livro é considerado por muitos como a bíblia do movimento contra o consumismo.

LIVRO

 


SLAVE TO FASHION (SAFIA MINNEY)

O livro tem como propósito aumentar a conscientização sobre a escravidão moderna na indústria da moda e mostra como ela pode ser erradicada por empresas e consumidores.

LIVRO


 

To Die for: Is Fashion Wearing Out the World? (LUCY SIEGLE)

Uma exposição sobre a indústria da moda escrita pelo colunista de ‘Ethical Living’ do  Observer, que examina a história ambientalmente devastadora e desumanamente chocante por trás das roupas que compramos e vestimos tão casualmente.

LIVRO

 

 

 

Alimentação

 

EM DEFESA DA COMIDA (MICHAEL POLLAN)

EM DEFESA DA COMIDA

A base para a criação do livro tem origem no ensaio “Unhappy Meals” que Michael Pollan escreveu para a The New York Times Magazine em meados de 2007.

Na dieta ocidental a comida foi substituída pelos nutrientes, e o bom senso pela confusão – regra geral, os alimentos que ingerimos atualmente não são produtos da natureza, mas sim produtos da ciência alimentar. Como resultado disto, quanto mais nos preocupamos com a nutrição, menos saudáveis parecemos ficar.

Faz duras críticas a alguns profissionais do setor (médicos, nutricionistas ou cientistas em geral), que compactuam com os interesses económicos da indústria alimentar. O livro dá-nos olhar crítico sobre a comida e faz-nos questionar a veracidade das informações que nos são “alimentadas”.

LIVRO


AÇÚCAR: O PIOR INIMIGO (DR. RICHARD P. JACOBY; RAQUEL BALDELOMAR)

AÇUCAR O PIOR INIMIGOO açúcar é, sem dúvida, o pior inimigo da sua saúde.

É hoje consensual entre a comunidade científica que uma dieta rica em açúcar e hidratos de carbono está diretamente relacionada com o aparecimento de doenças graves como problemas cardíacos, Alzheimer, esclerose múltipla, autismo ou vários tipos de cancro, e até mesmo com o surgimento de dores de cabeça frequentes, enxaquecas ou sinusite.

Com Açúcar, o Pior Inimigo irá compreender de que forma o açúcar é prejudicial para o seu organismo, originando a sua deterioração, através de uma dolorosa e progressiva inflamação que se traduz em: Hidratos de carbono/açúcar + trauma = danos nos nervos, dor e mau funcionamento dos órgãos.

LIVRO


COMO NÃO MORRER (MICHAEL GREGER)

COMO NÃO MORRER

Michael Greger, provavelmente um dos médicos mais conhecidos (e seguidos) dos Estados Unidos, sempre lutou contra o modo como a medicina era praticada. E decidiu que dedicaria a sua vida a dizer aos pacientes o que ninguém lhes dizia na consulta. Ou seja, que há alimentos muito mais eficazes do que qualquer remédio.

Ao longo de décadas reuniu as provas científicas, falou com especialistas de todo o mundo e começou a divulgar as informações num site que se tornou um caso raro de sucesso. Neste livro, apresenta as conclusões. Usa como ponto de partida as 15 doenças mais mortais – dos problemas cardíacos ao cancro, passando pela diabetes. Explica como as contraímos e porquê. E depois dá-nos a receita para as evitar ou curar.

LIVRO

 

 

Para os mais novos

 

A VIAGEM DA GOTINHA (RITA DUARTE)

Esta é a história do ciclo da água na dimensão de uma gotinha. Uma história para os mais pequenos, para ler e aprender sobre o recurso mais valioso do nosso planeta.

LIVRO COMPLETO


 

A GOTINHA SALVA O MAR (RITA DUARTE)

A Gotinha gosta muito de duas coisas: de viajar e do meio ambiente. Por isso mesmo, decide ir dar um passeio e conhecer o Mar! Mas fica muito triste quando descobre que o Mar está em apuros. É então que faz dois novos amigos que a vão ajudar… E tu, também queres salvar o Mar?

LIVRO COMPLETO


OS MEUS AMIGOS TRIOPS (VANDA BROTAS GONÇALVES)

Os Triops são pequenos seres vivos que só existem nos charcos temporários. A espécie Triops vicentinus só existe em alguns charcos da região do Algarve, nomeadamente na Costa Vicentina. Estes crustáceos de água doce têm 3 olhos, uma carapaça que pode atingir os 7 cm e até 50 pares de patas. Fazem parte de uma família de animais que se tem mantido quase sem alterações desde o tempo dos dinossauros (desde há 200 milhões de anos atrás) e por isso são conhecidos como fósseis vivos.

LIVRO COMPLETO

 

 

 


 

Um agradecimento especial ao Joaquim Soares, ao João Madureira e à Rita Duarte, cujos contributos foram imprescindíveis para a elaboração desta publicação. Obrigada também a todos os que deram sugestões, quer através do instagram, quer através do facebook.

Sei que a lista é manifestamente curta, por isso se tiverem mais sugestões para juntar aqui, deixem pf. nos comentários, ou enviem-me um email para ancora@ancoraverde.pt

 

logo - âncora verde

6 thoughts on “Livros para ficarmos mais conscientes

  1. Amadeu Antonio Mortari diz:

    Achei excelente este seu trabalho em trazer a luz para quem está preocupado com o rumo que o planeta está seguindo! Li dois ou três destes títulos e pretendo ler outros embora cá no Brasil não vi quase a metade deles nas livrarias! Talvez não tenha procurado direito mas sua sinopse deles vai com certeza ajudar! Obrigado!

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s