Como ser um consumidor consciente

2018-04-08 12.18.26_02

Permitam-me começar esta publicação com um disclaimer: ser um consumidor consciente não é algo que se consegue de um dia para o outro e muito menos é algo que possa ser imposto. Este sentido de “dever” tem de vir de dentro, tem de partir de nós. Não se pode obrigar alguém a ser mais consciente, este deve ser um processo que cada um percorre sozinho.

O primeiro passo para ficarmos mais conscientes é sabermos mais sobre os assuntos que nos preocupam. A informação é essencial para uma tomada de posição e por isso o primeiro passo deverá ser sempre este: consumir o máximo de informação possível e tomar decisões de forma informada. Isto pode-se aplicar a qualquer área da nossa vida, mas como estamos a falar de moda, deixo-vos 5 dicas para serem consumidores de moda mais conscientes:

  1. INFORMEM-SE E QUESTIONEM MUITO

Percebam quais os reais impactos da indústria da moda no planeta, nos ecossistemas e nas comunidades. Percebam em que condições trabalham as pessoas que vos fazem a roupa. Vejam documentários e leiam livros.

Não se deixem enganar pela face lustrosa da indústria: não existe um lado verde da fast fashion.

Para primeiros passos, consultem aqui uma compilação de documentários e de livros para ficarmos mais consciente.

  1. QUEBREM O CICLO

Antigamente, e não assim há tanto tempo quanto se possa pensar, existiam apenas duas coleções de roupa por ano: Outono/Inverno e Primavera/Verão. Com a introdução da fast fashion na nossa sociedade, passaram a ser lançadas várias mini coleções por ano, de forma a obrigar os consumidores a comprarem mais roupa por cada estação, para evitarem ficar “fora de moda”.

O poder da indústria foi tal, e os preços foram tão reduzidos, que passou a ser normal comprar indiscriminadamente, usar peças apenas uma vez, ou mesmo comprar e não chegar nunca a usar.

Por isso, a dica aqui é refletir sobre os nossos hábitos de consumo e quebrar este ciclo cada vez mais vicioso. Já ouviram falar de Slow Fashion?

  1. VARIEM OS LOCAIS ONDE GASTAM O VOSSO DINHEIRO

Não, com isto não quero dizer para trocarem uma H&M por uma Zara, ou vice-versa. A indústria da moda lucra todos os anos biliões de dólares, a esmagadora maioria do montante estando a cargo de grandes empresas de moda rápida. Não deveria este dinheiro ser mais bem distribuído?

Apoiem artesãos e pequenas empresas locais, procurem alternativas mais éticas e sustentáveis, descubram marcas que partilhem os vossos valores e os vossos ideais.

Se é para fazer crescer, que sejam pessoas/projetos honestos e “do bem”. E porque não começar a comprar em segunda mão, em mercados de trocas ou a “reciclar” roupas dos tios, dos pais ou dos avós?

  1. DEFINAM AS VOSSAS PRIORIDADES

Quando estão a tomar a decisão sobre que marcas merecem o vosso apoio (não se esqueçam que cada vez que compramos alguma coisa estamos a votar) é importante perceberem qual é a vossa definição de “moda ética”. Que valores são imprescindíveis que uma marca possua para ter o vosso apoio?

Vejam esta publicação, para mais informação sobre este tema.

  1. JUNTEM-SE À REVOLUÇÃO

Devemos ser sempre a mudança que queremos ver no mundo. Sei que esta frase é um tanto ou quanto cliché, mas é de uma sabedoria muito profunda. A mudança deve sempre partir de nós e não devemos esperar que outros a façam para irmos atrás.

Não se acomodem, façam perguntas, aprendam, ensinem, mudem! Para inspiração, sugiro que se juntem a pessoas que pensam como vocês, que têm o mesmo objetivo. Na indústria da moda, não poderia deixar de falar do movimento Fashion Revolution, que representa milhares de consumidores à volta do mundo que têm em comum a vontade de lutar por uma indústria mais consciente.

Podem ver a entrevista com a Salomé Areias, Country Coordinator da Fashion Revolution Portugal aqui, e ver como podem ajudar e fazer parte deste movimento aqui.

 

Qualquer dúvida ou questão, deixem pf. nos comentários ou enviem-me um email para ancora@ancoraverde.pt

 

logo - âncora verde

2 thoughts on “Como ser um consumidor consciente

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s